UTILDEV

Funções e ferramentas para devs.

Base64 Decode

Decodifique base64 para textos.


Base64

É um método para codificação de dados, utilizado para transferir dados binários em forma de texto, muito utilizado onde a transmissão de dados lidam apenas com dados em forma de textos.

Exemplo disso são :

  • Arquivos JSON (JavaScript Object Notation);
  • E-mail;
  • Html;

O seu nome Base64 se da pelo fato desta codificação ser constituída por apenas 64 caracteres, de A à Z, de 0 à 9 e mais 2 caracteres o barra("/") e soma ("+"),desta forma: ([A-Z],[a-z],'/','+'). Podendo também conter o caractere "=" como sufixo.

Grande maioria das linguagens oferecem suporte nativo ou por bibliotecas de terceiros a manipulação desta codificação.

Se estiver vendo este artigo no seu computador,você poderá ver com seus olhos uma demonstração desta codificação, pois no próprio Chrome já possui tanto o método para codificar e decodificar, utilizando JavaScript sem a necessidade de bibliotecas, são eles: "btoa(parâmetro)" - Binary to ASCII - transformando o conteúdo(em forma de texto) passado como parâmetro, em dados binários. "atob(parâmetro)" - ASCII to Binary - transformando o conteúdo (string base64 codificada) de volta para textos.

Siga as etapas (no Google chrome): -Abra o console ou aperte F12 -Vá para a aba "Console" -Digite: btoa('utildev') o resultado será a string: dXRpbGRldg== para voltar ao ASCII precisamos: -Chamar o método atob('dXRpbGRldg==') o resultado será nosso texto novamente: utildev

O formato base64 pode ser usado para transportar arquivos em forma de textos. Deve se atentar que o tamanho de um arquivo binário comparado a um arquivo de mesmo tamanho convertido para base64 será um pouco maior, porem diferente de um envio de arquivo de forma convencional, usando uma requisição http POST é que enviando os dados por JSON, todo o conteúdo (string) é enviado de uma só vez, enquanto que a requisição POST, vai enviando os bytes até ter enviado todos os bytes, o que quero dizer é, Arquivos via JSON funciona, porém não deve ser usado como bala de prata, pois existem maneiras mais performáticas.